Domingo

Domingo é o meu segundo vídeo, uma cena quotidiana, onde quis experimentar algumas técnicas…

Gravar um plano geral com movimentos de câmara:

Para tal utilizei o slider motorizado que construi, colocando-o de forma inclinada, de forma a fazer a câmara subir e recuar durante o plano de abertura do filme.

Filmar com a objectiva desacoplada da maquina:

Trata-se de uma técnica que me fascinou, depois de a ter visto o filme Lens Whacking Showreel de James Miller. Trata-se de segurar a objectiva com a mão, movimentando-a durante a gravação, para permitir a alterações de focagem e deixar alguma luz atingir diretamente o sensor da câmara. Embora a técnica tenha sido aplicada aqui de forma rudimentar e aleatória, agrada-me a atmosfera onírica que se obtém, pela dispersão da luz e a forma como se pode direcionar a atenção para diferentes áreas da imagem, dentro de cada plano. Como diz James Miller, as imagens assim recolhidas assemelham-se á forma como relembramos acontecimentos…

Uma vez que tenho uma antiga objectiva Nikon 50mm, foi fácil usa-la, pois tem um diâmetro de encaixe inferior ao da Canon sendo fácil segura-la de forma a entrar ligeiramente dentro do corpo da máquina e obter assim o foco correto, sem perder liberdade de movimentos… Fi-lo com algum cuidado, para não danificar a câmara…

Balanço de Brancos:

Preocupei-me pela primeira vez em realizar equilíbrio de brancos de forma manual, pois no primeiro filme noto bastante discrepâncias entre cenas, tentei também melhorar em pós-produção a correspondência de cor entre imagens.

Musica:

A música foi gentilmente cedida por moby.com.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.